segunda-feira, 20 de junho de 2011

SÍMBOLOS RELIGIOSOS, É ESSE O PROBLEMA?

com os símbolos sagrados o homem exorciza o medo e constrói diques contra o caos”.(Rubem Alves)


          Como a sociedade de hoje, com seus diferentes entendimentos sobre religião, constrói sua visão crítica acerca desse tema?
          Infelizmente, na grande maioria dos casos, não se preocupam em construir sua visão crítica nem sobre esse tema ou sobre algum outro. É muito mais fácil e confortável simplesmente engolir o que os "entendidos" sobre o assunto pregam. 
          Um dia desses surgiu em sala uma discussão sobre quem concordava em eliminar das salas dos fóruns o crucifixo, por se tratar de estarmos em um país laico e que, fazendo assim, estariam sendo respeitadas todas as religiões.
          Houveram algumas opiniões e dentre elas uma, que manifestou-se dizendo concordar que se eliminasse o crucifixo de qualquer lugar que fosse, por que tal pessoa não "adorava imagens"...(Não era um caso de adoração de imagem que estava sendo discutido e sim de simbologia).
          Com certeza, essa pessoa não sabe qual o significado simbólico de um crucifixo. Não sabe, não por sua culpa mas, talvez,  por não ter sido ensinada a pesquisar a realidade daquilo que lhe ensinaram, ou ainda, fora ensinada com intenções sugestionáveis de revolta àquele assunto.
          Hoje, há um ataque visível das religiões ditas protestantes( todas que se opõem à doutrina católica), com o objetivo de impor seus entendimentos aos enfraquecidos espiritualmente, para que, por falhas ocorridas na doutrina e/ou na aplicação da doutrina de uma, a outra arrebanhe seus seguidores, umas contra as outras e todas contra a católica, não importando-se em ensinar o pensamento analítico, esse que seria o verdadeiro ensinamento de libertação do povo.
          Os que deveriam ser a referência dos fiéis, fazem o povo andar no deserto, procurando por quarenta anos a terra prometida, tendo em seus bolsos a chave dos portões desta, mas que por interesse próprio não a mostra. 
          Constantemente vemos pessoas fazendo milagres com local e hora marcada, se dizendo representantes do Senhor, vendendo terrenos no céu (e, pasmem, há quem os compre!). Hoje está em moda marcar data pro mundo acabar...(2000, 2012, 2015) e muitas outras loucuras que os homens inventam em nome de Deus. ("Por favor, deixem Deus fora disso!")

          Será que o homem, que superpopulou o mundo, agora está tentando se extinguir, apoiando cada vez mais "o respeito ao bichinho de estimação"e o desrespeito ao ser humano? (Você tem assistido ao Domingo Espetacular da Rede Record...Do Bispo Macedo?)

          Conversando sobre esse assunto, hoje pela manhã, percebi que várias idéias podem perfeitamente ajustar-se, quando discutidas de uma forma séria e realista.

A religião é imprescindivelmente o freio da sociedade, sem ela a sociedade anda desgovernada, sem parâmetros de conduta, o que pode gerar o caos. 
          Devemos desenvolver com responsabilidade um senso analítico para que não aconteçam tantos absurdos, para que a sociedade mude a educação do ser individual, que se impõe hoje em dia, e passe a educar nossas crianças pensando no ser coletivo, ensinando-as a pensar que só poderemos transformar a sociedade, pensando como sociedade, fazendo alguma coisa, todo dia, por menor que seja, em prol do bem estar da humanidade.



Fernando Balbinotti







2 comentários:

  1. Bom dia primo parabéns pelo blog e texto...
    ''A religião é imprescindivelmente o freio da sociedade, sem ela a sociedade anda desgovernada, sem parâmetros de conduta, o que pode gerar o caos. ''
    Acredito que a sociedade em que vivemos, não deve viver sem fé, pois sem a fé nós seres humanos perdemos nossas identidades!
    Grazi

    ResponderExcluir